top of page
rodape_edited.jpg
fundo_home.jpg
logo_positivo3.png
  • Foto do escritorrbtssa

STJ afasta prisão de devedor de pensão a filha maior de idade

A 4ª turma do STJ afastou prisão de devedor de pensão a filha maior de idade. Segundo o colegiado, é desarrazoado prender um trabalhador, com risco de perda desse emprego, para que pague alimentos a filha apta para o trabalho.


Consta nos autos que o homem foi preso por dívidas alimentares, referente aos pagamentos de verbas alimentares de sua filha. Na Justiça, o paciente impetrou HC solicitando sua liberdade.


Em seu voto, o ministro Raul Araújo, relator, destacou que somente é possível a prisão civil para obrigar o cumprimento de dívida alimentar se, de fato, constata-se que no caso os recursos são a única fonte de sobrevivência da pessoa alimentada.


No caso, o relator asseverou ser "desarrazoado excarcerar um trabalhador humilde de profissão vigilante, com risco de perda desse emprego, para que pague alimentos a filha, maior de idade e apta para o trabalho". Em seu entendimento, a jovem, que estuda no período noturno, aparenta ter ampla possibilidade de trabalhar durante o dia, auferindo uma renda ou salário.


No mais, o ministro afirmou que a filha aparenta não necessitar dos alimentos pai para se manter, "pois exibe em redes sociais um padrão de vida que pode ser considerado de classe média".


Nesse sentido, por unanimidade, o colegiado concedeu o HC para afastar a prisão do devedor.


Processo: HC 753.091


Fonte: Migalhas


*Esta notícia tem conteúdo meramente informativo e não reflete necessariamente o posicionamento de RBTSSA.

112 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page